sexta-feira, 6 de março de 2015

1° lugar no Prêmio Radiotelegrafista Amaro Pereira de Crônica


1° lugar no Prêmio Radiotelegrafista Amaro Pereira de Crônica
Nome: Diego de Toledo Lima da Silva.
Cidade que representa: Limeira/SP.
Pseudônimo: Caminheiro da Mantiqueira.
Crônica: Viagem memorial.

VIAGEM MEMORIAL

A estrada era dos revolucionários e o caminho da imaginação. Cortando grandes matas tropicais, conflitos e guerras perpetuavam a memória, entristecendo a alma do andarilho. Vietnã era uma ferida aberta na história contemporânea, assim como a Revolução Constitucionalista de 32 era para a história local.
Os sons das botas e das marchas militares eram rotina em meio ao clima úmido daquelas matas, bem como tiros e explosões nas trincheiras de terra. Os tempos eram outros, mas vários dos erros os mesmos. O mundo e as nações continuam em conflitos internos e externos, além da calejada violência urbana.
Propagar a paz e o caminho do diálogo é uma obrigação, considerado alucinação por muitos. Loucura é viver nesse mundo em briga, destrutivo com suas máquinas, armas químicas e bombas.
Buscar a paz não apenas nas relações sociais, mas também com a natureza, seus elementos vivos e físicos, compreendendo a vida em plenitude. Espelhar-se na história, repetindo os bons exemplos e evitando antigos erros.
A partir da construção da paz interior, as mensagens serão multiplicadas para os viventes, ideais de amor, bondade e respeito às diferenças. O contato com a natureza e seu caminho leva às trincheiras da vida e do pensamento, saudações de paz ao próximo.
Hiroshima, Saigon, Palestina e Joanópolis, terras com cicatrizes de lutas passadas ou presentes, povo simples vivendo um dia após o outro. Na memória fatos de guerra, no coração o pedido de paz.

Naquela estrada, caminhantes apenas seguiam a marcha, longe do antigo limiar entre a vida e a morte. Persistiam em frente, construindo sentido e direção a cada passo, lutando consigo mesmo, vencendo os maus sentimentos e preconceitos internos.
Mesmo sendo a estrada dos revolucionários, tranquilidade e calma reinam em sua trilha, carregada de histórias, momentos e viagens memoriais. E no final da jornada, ao encontrar outro viajante, diria apenas: Siga em paz, sempre em paz meu camarada!

Pseudônimo: Caminheiro da Mantiqueira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário